Terrítorios Sensíveis
Da Ilha do Governador a Paquetá, a residência artística Territórios Sensíveis, gerida pela Profª Drª Walmeri Ribeiro, foi financiada pelo Instituto Goethe e Claus Fund.
Reflexão da Baía
Como nós, humanos, nos inserimos na Baía de Guanabara? O enquadramento de uma fotografia se dá no olhar junto do espaço, e a proposta artística "Reflexão da Baía" utiliza desse conceito, aliando a caminhada, a concentração e a composição dos corpos com o espaço para criar uma instalação junto ao local que faz margem com a Baía em Paquetá.
A feiticeira
A ação "Feiticeira" é feita em parceria entre as artistas Sofia Mussolin, Marcela Cavallini e moradores da Colônia Z10
Performance, videoart e posterior instalação na Galeria Z42
A proposta de habitar e aprender com o ambiente, investigar onde e como se processa a vida de seus moradores, nos trouxe duas maneiras de tateamento: em oficinas corporais ministradas por Marcela, e em caminhadas de registro audiovisual feitas por Sofia, acompanhada de Thiago. O momento relacional através da oficina corpo-ambiente (aberta ao público) e da escuta andarilha da experiência de ser pescador naquele território, foram guiados pela imagem e materialidade do se "fazer em rede". A Z10 traz inúmeras coexistências, de um ambiente que proporciona, ao mesmo tempo, fonte de alimento e sustento e crescente poluição do mangue e das águas da Baía de Guanabara. Ativamos os corpos de diferentes maneiras afim de denunciar o estado de urgência em que estamos existindo. Através da imagem de uma serpente mítica e fruto dessa paisagem real, o nome Feiticeira veio tanto por se relacionar com um tipo de rede usada pelos pescadores da região (feita de 3 enredados, que tudo leva), quanto pelo poder místico feminino que suscita, e por fim, para invocar o imagético como possível forma de alertar a realidade. Surgimos de barco, em meio ao mangue, junto a outros moradores. Todos enredados pela rede-escama, e, em seguida, saímos em caminhada-performance pela colônia entoando palavras de alerta à situação do mangue.
Guanãbará: Braços de Mar
Datasheet
Direction and Screenplay: Sofia Mussolin e Walmeri Ribeiro
Photography: Alessandro Paiva, Ruy Cesar, Sofia Mussolin e Walmeri Ribeiro
Editing and Sound/color finishing: Sofia Mussolin
Lançamento no Laboratórios do Sensível - Intervenções artísticas no ecofeminismo do Goethe Institut/Jurubeba, 2021
Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Sofia Mussolin e Walmeri Ribeiro
Imagens: Alessandro Paiva, Ruy Cesar, Sofia Mussolin e Walmeri Ribeiro
Montagem e finalização de som/cor: Sofia Mussolin